segunda-feira, 30 de setembro de 2013

HAJA CORAÇÃO

Fonte: Tribuna do norte.
Haja coração! Publicação: 29 de Setembro de 2013 às 00:00
Isaac Ribeiro - repórter

A maioria das pessoas sabe que estar acima do peso ou obeso, ter uma alimentação desbalanceada, repleta de gordura e frituras, e ainda por cima fumar, consumir bebidas alcoólicas e não praticar nenhum tipo de atividade, pode causar várias doenças, principalmente cardiovasculares. Para conscientizar a população sobre o perigo gerado por esses fatores de risco e reforçar a importância da prevenção, é comemorado, hoje, o Dia Mundial do Coração.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia no Rio Grande do Norte, cardiologista Carlos Maia, este ano a entidade está centrando alvo em crianças e adolescentes, investindo em ações educativas, já que é nessa faixa da vida onde os maus hábitos costumam aparecer e se estabelecer.

O presidente da SBC/RN credita que boa parte do aumento dos fatores de risco na população deve-se aos avanços tecnológicos , principalmente no ambiente doméstico.

saiba mais


“Praticamente tudo é automatizado. Você não faz esforço; não levanta nem para desligar a televisão, já deixa no timer; você não levanta o vidro do carro, não pega um ônibus, estaciona onde você vai descer; praticamente não faz atividade física — isso tudo tem contribuído, pois as crianças não brincam mais como brincavam antes. Elas vivem mais presas a um computador, a um videogame ou à televisão mesmo”, analisa o cardiologista. “Lógico que também estamos preocupados com o adulto, mas nós temos que começar a educar desde cedo para chegar na fase adulta já bem diferente.”

Diminuindo o risco
De acordo com dados da SBC,  doenças cardiovasculares são responsáveis por mais de 17 milhões de mortes por ano, em todo o planeta, sendo que 82% delas em países de baixa e média renda. No Brasil, esse número chega a 300 mil pessoas de mortes anualmente; ou seja, uma morte a cada dois minutos. Praticar exercícios físicos regularmente é uma boa maneira de tentar fugir das estatísticas.

O Colégio Americano de Cardiologia e a Associação Americana do Coração recomendam a prática de atividades aeróbicas de intensidade moderada por, no mínimo, 30 minutos, cinco dias por semana. Ou então atividades intensas pelo menos 20 minutos, três vezes por semana.

A atividade física ajuda a reduzir os níveis de pressão arterial e glicose; e ainda ajuda a melhorar o colesterol.


Dr. Alexandre fisioterapeuta em natal CREFITO-1/7221-LFT
alexandre.fisio1973@gmail.com

Ciência sem Fronteiras abre nova chamada em outubro




Ciência sem Fronteiras abre nova chamada em outubro 

 (fonte):JORNAL DO BRASIL 


Agência Brasil

Brasília - O governo federal vai abrir nova chamada, em outubro, para estudantes que desejam participar do Programa Ciência sem Fronteiras. As novas bolsas de estudo serão para vagas em universidades em 17 países, informou hoje (30) a presidenta Dilma Rousseff, ao participar do programa semanal Café com a Presidenta.
Segundo ela, desde que foi lançado, há dois anos, o programa concedeu mais de 53 mil bolsas a estudantes brasileiros. Desses, 14 mil concluíram seus estudos no exterior, pelo período de um ano, e estão retornando ao Brasil.
A presidenta ressaltou que além de "marcar para sempre a vida desses jovens", o Ciência sem Fronteiras vai contribuir para o desenvolvimento da indústria, da economia e da pesquisa no país. "Quando esses jovens voltam às universidades no Brasil trazem novas ideias e experiências e, assim, agregam contribuição para a modernização do ensino e da pesquisa aqui", disse a presidenta, ao lembrar que a meta é oferecer 101 mil bolsas de estudo em quatro anos.
Dilma destacou que as bolsas concedidas são em áreas ligadas ao desenvolvimento científico, tecnológico, e à inovação, como engenharia, medicina, ciências biomédicas, da computação, tecnológicas, ciências agrárias, entre outras. Os jovens estudam por um ano em universidades e institutos de pesquisa de alta qualidade no exterior e podem fazer estágio em alguns dos principais laboratórios e empresas do mundo.
Ela ressaltou que o principal critério de seleção do Ciência sem Fronteiras é o mérito do estudante. Para participar, é preciso ter feito, pelo menos, 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter um bom desempenho no curso superior que faz aqui no Brasil. O governo paga todos os custos do estudante no exterior, incluindo a mensalidade da universidade, o alojamento e a alimentação.
Os principais países de destino dos estudantes do Ciência sem Fronteiras são Estados Unidos, Canadá, França, Inglaterra, Alemanha e Coreia do Sul. Para facilitar o aprendizado, o governo brasileiro oferece um curso de línguas de até seis meses no país de destino.


Dr. Alexandre fisioterapeuta em natal CREFITO-1/7221-LFT
alexandre.fisio1973@gmail.com

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Hospital do Rio passa a fazer implante de marca-passo diafragmático



26/09 às 16h33 - Atualizada em 26/09 às 16h35
 (fonte):JORNAL DO BRASIL
Hospital do Rio passa a fazer implante de marca-passo diafragmático

A rede pública de saúde do Rio passou a contar com um novo recurso no atendimento a pacientes com dificuldade respiratória: a criação de um núcleo especializado em procedimentos de implantação de marca-passo diafragmático. Ele fica no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel, zona norte da capital fluminense. O implante foi realizado em três pacientes internados há meses, respirando com ajuda de aparelhos. A operação foi feita por uma equipe neurocirúrgica treinada nos Estados Unidos para lidar com estes casos.
O marca-passo é implantado no diafragma para estimular o nervo frênico, responsável por manter o diafragma funcionando. A Secretaria Estadual de Saúde adquiriu seis aparelhos. De acordo com o coordenador da Superintendência de Atenção Especializada, Controle e Avaliação da Secretaria de Estado de Saúde, Flávio Martins, o que encarece a cirurgia é o aparelho, que custa entre R$ 500 mil a R$ 1 milhão.
"Não fizemos a cirurgia antes porque o custo do marca-passo é muito alto. Assim que ficamos sabendo dos pedidos administrativos na secretaria, vimos que nós tínhamos capacidade de realizar o procedimento, só precisávamos do equipamento. O secretário de Saúde entendeu que era melhor comprar o equipamento porque nós tínhamos hospital e equipe capacitados", explicou.
Uma equipe neurocirúrgica avalia as condições do paciente, se de fato o marca-passo o beneficiará no dia a dia, melhorando a qualidade de vida. Geralmente, a cirurgia é indicada a pacientes que tenham, por algum motivo, comprometimento neurológico, seja por algum problema genético, como síndrome de Ondine, caso da menina Manuela Faustine, de sete anos, que desde um mês de vida apresenta dificuldades na respiração ao dormir, chegando a ficar seis meses internada em uma unidade de tratamento intensivo.
O pai de Manuela, Nilson Faustino, disse que quando chegaram ao diagnóstico da síndrome de Ondine, pesquisaram sobre o assunto até que descobriram o marca-passo diafragmático. Na época, apenas um médico no Brasil realizava a cirurgia. A família resolveu entrar com um pedido administrativo na Secretaria Estadual de Saúde, solicitando a compra do aparelho. "Ela é uma menina que acordada fazia suas atividades normalmente, mas ao dormir parava de respirar. Depois de um tempo chegamos ao diagnóstico da síndrome e para melhorar a qualidade de vida dela, montamos a estrutura que ela precisava em casa".
Segundo Flávio Martins, não existe tratamento para este tipo de caso e a secretaria entendeu ser necessário a compra dos aparelhos para melhorar as condições de vida das pessoas que precisam de respiradores. "Os três casos que fizemos tinham o mesmo perfil. Os pacientes estavam hospitalizados há muito tempo por conta da necessidade de respiração artificial. Para este tipo de paciente existem dois caminhos: ou ficar permanentemente no hospital, por ter que estar sempre ligado ao respirador, ou ficar em casa na dependência de um home care, quando um respirador tem que ser montado em casa", afirmou.



Dr. Alexandre fisioterapeuta em natal CREFITO-1/7221-LFT
alexandre.fisio1973@gmail.com

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

VALORIZANDO O PROFISSIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL



CREFITO-1 realiza fiscalizações na Paraíba

O CREFITO-1 realizou uma série de fiscalizações em clínicas e serviços de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional da Paraíba na semana passada. Durante as diligências, os fiscais do Conselho detectaram várias irregularidades no campo ético-profissional, além de inúmeras queixas na relação de trabalho entre os profissionais e estes serviços de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional.
As principais irregularidades nas relações das empresas com os trabalhadores foram a falta de anotações em suas Carteiras de Trabalho, falta de alojamentos adequados para os profissionais e até mesmo fraudes nos contratos de trabalho. Nesse último caso, os profissionais eram coagidos a entrarem como sócios, às vezes com apenas  1% de participação,  apenas para que seus direitos trabalhistas não fossem cumpridos.
Com isso, o profissional não tem acesso aos seus diretos básicos, tais como férias, 13º salário, FGTS, contagem de tempo para aposentadoria, insalubridade, entre outros.
Após as diligências, a Delegada do CREFITO-1 na Paraíba, Drª Iara Lucena, a fiscal Suelem Marinho e a Assessoria Jurídica do Conselho participaram de uma audiência com o Chefe de Segurança e Saúde do Trabalhador do Ministério do Trabalho na Paraíba, Dr. Clóvis da Silveira.
Na ocasião, foi firmada uma parceria para realização de fiscalizações conjuntas, no sentido de coibir essas práticas, e adoção de medidas cabíveis a cada caso.

FONTE: www.crefito1.org

Parabéns aos fiscais do nosso CREFITO 1 , é preciso fazermos denúncias, pois sem estas, como saber o que está acontecendo com voce enquanto profissional? Todos nós estudamos o papel do nosso conselho; mais por incrivel que pareça, ainda há profissional que confunde os atributos do conselho com os do sindicato e associações, é preciso nos mantermos antenados quanto a isso.
É por ações iguais a essa feita pelo nobre conselho, que acredito em uma saúde de qualidade no Brasil, com condições de trabalhos dignas.
Voce fisioterapeuta e terapeuta ocupacional é quem deve valorizar este nóbre conselho, pois sem ele seria impossivel a nóssa profissão, nos garante vitórias como essa descrita acima e como as do ato médico,  e ainda mais: A regularização de nossa profissão.
somos os olhos do conselho, vamos nos conscientizar que cada um deve fazer a sua parte e juntos faremos uma profissão melhor.
Devemos nos valorizar, não estudamos tanto e temos tantas responsabilidades para trabalharmos por preços abaixo do mercado, possuimos uma tabela e desde já digo que: O profissional que praticar preços não aceitos na tabela de honorários deverá ser punido pelo CREFITO porque estará desvalorizando o nome da fisioterapia e da terapia ocupacional.
Parabens precisamos de muitas outras investidas como essa.
EU FAÇO A MINHA PARTE, FAÇA A SUA!
"AME A SUA PROFISSÃO E ZELE PELOS SEUS PACIENTES, DENUNCIE!"


Dr. Alexandre fisioterapeuta em natal CREFITO-1/7221-LFT
alexandre.fisio1973@gmail.com

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Senado aprova projeto que prevê parto humanizado pelo SUS



(fonte): JORNAL DO BRASIL

Ciência e Tecnologia

Quarta-feira, 25 de Setembro de 2013
Hoje às 14h22 - Atualizada hoje às 14h24
Senado aprova projeto que prevê parto humanizado pelo SUS
Publicidade
O projeto de lei que prevê parto humanizado nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) foi aprovado hoje (25) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em caráter terminativo. Se os deputados federais aprovarem a medida que altera a Lei Orgânica da Saúde, todos os profissionais e estabelecimentos da área de saúde mantidos pelo governo terão que oferecer um tratamento diferenciado a gestantes e recém-nascidos.
“Ainda que o termo “parto humanizado” comporte interpretações variadas, caberá às normas infralegais editadas pelos gestores do SUS detalhar os princípios e as diretrizes, bem como as normas técnicas que deverão orientar a assistência ao parto, de forma a que sejam atendidas as condições que garantam um parto de qualidade e com características humanizadas”, explicou a relatora da matéria, senadora Ana Rita (PT-ES).
O autor do projeto, senador Gim Argello (PTB-DF), destacou que a aprovação da matéria vai garantir que as recomendações já feitas pelo Ministério da Saúde saiam do papel e virem uma prática. Segundo o parlamentar, o projeto estabelece a garantia da privacidade e autonomia da paciente que participará de qualquer decisão médica.
O colegiado também aprovou a proposta que institui a Política de Atenção Integral à Saúde do Homem no SUS. O texto prevê que as medidas terão quer ser implementadas e mantidas permanentemente pelo sistema, com procedimentos de prevenção, detecção precoce, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam exclusiva ou predominantemente a população masculina.
Os dois projetos seguem para análise da Câmara dos Deputados.



Dr. Alexandre fisioterapeuta em natal CREFITO-1/7221-LFT
alexandre.fisio1973@gmail.com

sábado, 21 de setembro de 2013

Como evitar que um mini-derrame vire um AVC?



AIT tem reversão em até 24 horas, mas é um grave sinal de alerta
Por Especialista - publicado em 19/09/2013
Escrito por: André Felício Neurologista Especialista Minha Vida
Primeiramente, vamos definir para você, leitor, o que significam as siglas AIT e AVC. Começarei pela sigla mais comum, ou seja, AVC, que significa Acidente Vascular Cerebral. Do ponto de vista prático, isso quer dizer que um indivíduo com AVC teve um déficit neurológico (motor, sensitivo, cerebelar, visual, linguagem, etc.) decorrente de uma isquemia ("entupimento" de uma artéria cerebral) ou hemorragia ("rompimento" de uma artéria cerebral) e este déficit durou, obrigatoriamente, mais de um dia (normalmente, semanas ou meses), podendo ocorrer recuperação parcial, total e, em alguns casos, sem qualquer recuperação.
Basicamente, o principal segredo estaria em evitar ambos, ou seja, controlar os principais fatores de risco
O AIT, por outro lado, significa Ataque Isquêmico Transitório, ou seja, uma determinada artéria cerebral sofre um "entupimento" e ocorre um déficit neurológico. Mas a grande diferença entre o AIT e o AVC é que o déficit neurológico no AIT, necessariamente, será reversível em até 24 horas - normalmente, é estabilizado em um tempo bem mais curto. A grande questão sobre o AIT é que, embora estes indivíduos não fiquem com sequelas, existe um risco enorme para que ocorra um AVC propriamente dito. Assim, o AIT é um dos principais fatores de risco para o AVC.
E como impedir que um AIT vire um AVC?
Basicamente, o principal segredo estaria em evitar ambos, ou seja, controlar os principais fatores de risco modificáveis, como hipertensão arterial, tabagismo, diabetes, dislipidemia e arritmias cardíacas. Isto é o que chamamos de prevenção primária, e quer dizer que o indivíduo com esses fatores está em risco tanto para o AIT quanto para o AVC, embora ainda não tenha apresentado nenhum dos dois.
A outra questão diz respeito aos indivíduos que já tiveram um AIT no passado. Estes precisam de uma investigação detalhada para verificar qual ou quais fatores de risco modificáveis estão presentes e tratá-los, incluindo uma pesquisa das artérias cerebrais e extracerebrais, além do coração, que poderão apresentar problemas passíveis de correção. Por exemplo, pacientes que tiveram um AIT no território da artéria carótida interna esquerda terão um stent (tubo de metal que evita que haja obstrução do fluxo sanguíneo) inserido naquela artéria.
Em resumo, AIT é a ponta do iceberg para um AVC. Logo, qualquer déficit neurológico transitório, especialmente em indivíduos com fatores de risco cerebrovasculares, deverá ser investigado cuidadosamente, não se subestimando suas possíveis consequências. 



Dr. Alexandre fisioterapeuta em natal CREFITO-1/7221-LFT
alexandre.fisio1973@gmail.com